3/24/2012

Roti Carol de frango

Frango de Caril com Roti (panqueca da Índia)




Esta receita, é uma adaptação minha ao conhecido (na Holanda) Roti. È uma receita muito apetitosa, em especial para quem gosta de comida picante, como é o caso cá em casa. Para os não apreciadores de picante, aconselho a não usar a malaguete fresca, mas pimenta em alternativa. O prato é composto por 2 elementos, a panqueca e o Caril de Frango ou Caril de Borrego, como faço, quando recebo amigos para jantar. A receita é um pouco trabalhosa, mas o resultado recompensa o trabalho.

Ingredientes panquecas
1 kg de farinha
1 lt de leite morno
1 pitada de sal
300 gr. de batatas cozidas amassadas
1 cabeça de alho bem pisada e amassada

Preparação
Bata a farinha com o leite misturando aos poucos o leite e o sal, até obter uma massa homógénea, tipo para pão.
Faça uma bola com a massa, envolva em farinha e forme bolas do tamanho de uma bola de tenis. Eu, com esta quantidade de massa, faço cerca de 8 bolas. Em cada bola de massa, faça com os dedos uma cova, mantendo a bola numa das mão e coloque uma colher do pure de batata misturado com o alho no buraco, formando a seguir novamente a bola de modo ao recheio ficar circundado de massa. Envolva em farinha todas as bolas indivuduais, depois de repetir o processo em todas. reserve durante uma hora, tapadas com um pano.
Entretanto prepare o caril de frango.
Ao fim de uma hora, pegue nas bola uma a uma, e  estenda com o rolo da massa até obter o formato de uma pizza média. Aqueça uma sertã bem quente e barre com óleo usando um pincel ou espátula. Coloque a panqueca deixe cozer de um lado (cerca de 3 minutos), vire e deixe cozer do outro lado até estar cozida, mas não rija, tal e qual como faz com uma panqueca normal. Repita a operação até o "Roti" estar pronto. Sirva num prato empilhadas umas nas outras.

Ingredientes Caril de Frango
8 pernas de frando sem pele, cortadas em 3 pedaços cada perna
8 ovos cozidos
1 cebola grande
100 gr de manteiga
1/2 ramo de coentros picados
1 cabeça de alho picadinha
1/2 lt leite de côco
1 malagueta fresca "madame janete" ou 2 malaguetas "espanholas" sem graínhas
1 colher de polpa de tomate
1 colher de cominho em pó
um bocado de gengibre fresca, sem casca e ás rodelas (cerca de 3 cm)
2 folhas de louro, 1 pacote de açafrão das indias
2,5 dl de vinho branco
4 colheres bem cheias de caril (eu gosto do "massala")
sal, pimenta e nósmoscada a gosto.

Confecção
Fritar os pedaços de frango na manteiga ,num tacho largo de preferência de ferro ou barro.
Juntar a cebola, o alho, a polpa de tpmate, sal, pimenta e nós moscada, e deixar fritar mais um pouco, mexendo sempre. Adicionar os restantes condimentos excepto os coentros, mexer e deixar apurar em lume brando cerca de 1 hora, verificando os temperos de vez em quando. Dez minutos antes do fim da cozedura, deitar os coentros e os ovos cozidos para adquirirem o sabor. Deixar apurar mais um pouco.

Servir com o roti, batatas de caril e haricots verts tb de caril.

Bom Apetite!

1 comentário:

Sandra disse...

Mmmmmmmmmmmm van Mituxa :)